O corpo corporativo

Autores/as

  • Mihailis E. Diamantis

Palabras clave:

responsabilidade penal empresarial – teoria do respondeat superior – corpo corporativo – ação agregada dos empregados – sistemas organizacionais corporativos.

Resumen

Os Estados Unidos usam a doutrina do respondeat superior para responsabilizar as empresas pelos crimes dos seus empregados. Este artigo apresenta uma abordagem diferenciada, que aplicaria duas teorias, uma para atribuir elementos de atos ilícitos; e outra para atribuir elementos de estado mental às corporações. Com foco nos elementos do ato, o artigo define o “corpo corporativo” como a soma de todas as partes de uma corporação que pode causar lesões a ela legalmente atribuíveis. O respondeat superior identifica implicitamente o corpo corporativo com os funcionários individuais da empresa. Essa definição restrita não atenderia às expectativas sociais com relação à adequada responsabilidade penal da pessoa jurídica, bem como não incentivaria a efetiva conformidade corporativa. Uma melhor compreensão do corpo corporativo deveria incluir outras fontes de danos empresariais, como aquelas derivadas de sistemas organizacionais corporativos e das ações agregadas de vários empregados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-10-09

Cómo citar

E. Diamantis, M. . (2023). O corpo corporativo. Revista Científica Do CPJM, 2(08), 1–37. Recuperado a partir de https://rcpjm.cpjm.uerj.br/revista/article/view/251